quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MRN: uma das maiores operações do mundo

A Mineração Rio do Norte (MRN) é uma das maiores operações de bauxita do mundo e a maior do Brasil. Localizada no complexo mínero-industrial de Porto Trombetas, no município de Oriximiná, Oeste do estado do Pará.
Em geral, a produção da empresa é toda destinada aos próprios acionistas. São eles: Vale (40%), BHPBilliton Metais (14,8%), Alcan Participações (12%), Companhia Brasileira de Alumínio - CBA (10%), Alcoa Alumínio (8,58%), Norsk Hydro (5%), Alcoa World Alumina (5%) e Abalco (4,62%).
O processo de crescimento da MRN decorreu de uma série de fatores positivos, onde se destacam a qualidade e a posição geográfica das jazidas de bauxita, a possibilidade de escoamento da produção em navios de até 60 mil toneladas, além do respeito e da confiabilidade que a empresa consolidou ao longo do tempo junto aos seus clientes e partes interessadas, como investidores, fornecedores e comunidade.
Operações - As operações da Mineração Rio do Norte em Porto Trombetas consistem na extração da bauxita, beneficiamento, transporte ferroviário, secagem e embarque de navios. As atividades de lavra são desenvolvidas em três minas, distantes aproximadamente 30 quilômetros ao sul da vila de Porto Trombetas.
Para se chegar até a camada de bauxita é necessário decapear o solo, isto é, retirar outros quatro componentes que ficam acima da camada de bauxita comercializada. Depois de beneficiado, o minério é transportado da área da Mina até o Porto, ao longo de uma ferrovia de 27km. Nesta operação, são utilizadas seis composições de 46 vagões cada, tracionadas por locomotivas com potência de 2200HP. Cada vagão tem capacidade para transportar até 85 toneladas de minério.
Na área do Porto, o minério é descarregado num virador de vagões e, como pode ser comercializado tanto úmido quanto seco, pode ter dois destinos antes de embarcar em navios.